Mas afinal, quem é a Sora?

Há algumas semanas, a Sora foi anunciada ao mercado de tecnologia. Trata-se de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial que permitirá a criação de vídeos em alta qualidade e em poucos segundos. A inovação é da OpenAI, empresa que também criou o ChatGPT, muito usado pelos brasileiros. Em uma pesquisa feita neste ano, pelo Traffic Analytics, o Brasil aparece em quarto lugar no ranking das nações que mais usam o Chat, com 5,16% do tráfego mundial. 

De acordo com a OpenAI, a Sora será capaz de criar vídeos de até 60 segundos por meio da IA generativa, ferramenta que gera conteúdo do zero por uma base de dados e instruções escritas detalhadas. Tudo isso é possível graças ao machine learning, um sistema que permite que máquinas ‘aprendam’ e não mais necessitem de tanta intervenção humana. 

A ferramenta foi criada com o intuito de democratizar a criação de vídeos e permitir que qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento em tecnologia, consiga trabalhar e ter resultados positivos. A interface da Sora será intuitiva, acessível, oferecerá ferramentas de edição, um grande acervo de imagens, vídeos, músicas e opções de personalização para atender a cada uma das necessidades. 

A má notícia é que a Sora ainda não está disponível no Brasil. Desde o anúncio ao mercado, a OpenAI tem trabalhado junto a especialistas e empresas que são referências nas áreas de Cinema, Artes Visuais e Designer em países como EUA, Canadá e Inglaterra. A ideia é coletar estes feedbacks e aprimorar ainda mais a ferramenta. 

Outro ponto de atenção para a OpenAI é com relação à segurança dos futuros usuários. Por isso, profissionais que analisam desinformação e conteúdo de ódio foram envolvidos e seguem fazendo testes e implementando várias medidas de segurança.

Pesquisas apontam que, assim que chegar, a Sora estará disponível nas versões gratuitas e premium, o que permitirá que os interessados testem antes de optar por uma assinatura que demande investimento. Quanto ao futuro da Sora, a OpenAI quer expandir ainda mais as capacidades da ferramenta, incluir integração com tecnologias emergentes e aprimorar a inteligência artificial para facilitar a criação de conteúdo e colaboração. 

Fontes: Portais Época, UOL, Canaltech e Olhar Digital e ferramenta Traffic Analytics. 

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