A Inteligência Artificial é uma realidade consolidada em muitas empresas do País. O SAS (Software de Analytics e Soluções), após pesquisa encomendada, apontou que 63% das organizações brasileiras já utilizam a IA em estágio avançado.
Das empresas analisadas, 90% utilizam, principalmente, para identificar tendências e padrões de consumo. Além disso, grande parte delas (7 entre 10) adotaram para melhorar a habilidade de análise de dados e constatações preditivas. Com a implantação da IA, empresas pequenas e grandes passam a ter mais oportunidades de atuação e crescimento consolidado já que, com a automatização dos processos diários, a produção aumenta e as chances de erros e possíveis desatenções diminuem.
Por mais que para muitas empresas este cenário seja real, ainda há preocupação e resistência por parte de alguns empresários. O Programa Mais Produtivo, criado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) foi relançado no fim de 2023 para auxiliar micros, pequenos e médios a iniciarem a transformação digital de seus negócios.
O programa tem o objetivo de fazer com que cada empresa alcance a ‘Fronteira Tecnológica’ e neste estágio, gestores e suas equipes já familiarizados com universo da IA, poderão receber sensores digitais para linhas de produção, interligação de sistemas por nuvem, utilização de Big Datas, IoT, impressão 3D e etc.
Independente do porte do negócio, a IA pode ajudar na automatização das tarefas, assertividade das estratégias, organização e implantação de processos, ferramentas e muitas outras necessidades. Como ganho principal, a empresa passa a ter mais tempo de qualidade com seus clientes e um olhar mais direto para as equipes e colaboradores.
Fontes de pesquisa: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Sebrae e Convergência Digital.
IA nos diferentes mercados
IA na Construção Civil
Planejamento e Design: Algoritmos de IA dão suporte na criação de projetos de arquitetura, otimizam layouts e apresentam considerações sobre fatores como eficiência energética e sustentabilidade.
Manutenção Preditiva: Sensores conectados e IA são programados para prever falhas em equipamentos, evitando e antecipando muitos possíveis problemas.
IA na Política
Análise de Dados Eleitorais: Usada para analisar grandes conjuntos de dados, identificando padrões e tendências que podem informar estratégias e previsões políticas.
Chatbots: O programa é usado em plataformas políticas para engajar eleitores, obter, fornecer informações e coletar feedback.
IA na Saúde
Diagnóstico Médico: Sistemas de IA são aplicados na interpretação de imagens médicas, trazendo diagnósticos mais rápidos e precisos.
Personalização de Tratamentos: Algoritmos analisam dados genéticos e históricos de pacientes para personalizar tratamentos e indicar prevenções de alta eficácia.
IA na Saúde e Beleza
Recomendação de Produtos: Muitas marcas já utilizam de IA para recomendar produtos de beleza com base no perfil do cliente e nas preferências anteriores.
Simulação Virtual: Ferramentas virtuais de simulação para maquiagem, cabelo, roupas e acessórios, permitem que os consumidores experimentem produtos antes da compra.