O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano e refere-se aos processos de
pensamento criativo e crítico. Ao aplicarmos na realidade empresarial, é utilizado na resolução de
problemas, dos mais leves aos mais complexos e para que as corporações possam aplicar a ferramenta com uma estrutura eficaz e de maneira criativa, é necessário que foquem em suas cinco etapas distintas:
Empatia:
O ponto de partida do Design Thinking é a empatia. Compreender profundamente as necessidades e desejos dos usuários é essencial. Empresários podem realizar pesquisas, entrevistas e observações para captar insights valiosos que impulsionarão o desenvolvimento de soluções verdadeiramente centradas no cliente.
Definição:
Com base nas informações coletadas, a segunda etapa envolve a definição clara do problema. É o
momento de sintetizar as descobertas da fase de empatia e identificar as oportunidades específicas
para inovação. Uma definição precisa do problema, orientará o restante do processo.
Ideação:
A etapa de ideação é o momento de pensar fora da caixa. Equipes colaborativas são incentivadas a
gerar uma variedade de ideias, sem restrições. A busca pela quantidade e sobre a qualidade neste
estágio, promove a criatividade e a diversidade de perspectivas.
Prototipagem:
Transformar ideias em algo tangível é o foco da prototipagem. Este estágio permite testar conceitos
de forma rápida e econômica. Empresários podem criar protótipos simples para obter um feedback
inicial, acelerar o ciclo de desenvolvimento e refinamento.
Teste:
A fase final envolve testar os protótipos com os usuários finais. As reações e comentários informam
ajustes e melhorias adicionais. Esse ciclo de feedback contínuo garante que a solução final seja
verdadeiramente adaptada às necessidades dos clientes.