Dados da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) mostram que o ano de 2023 foi o mais produtivo no Brasil, desde a pandemia da COVID-19. Em comparação com 2019, o segmento de eventos do País atingiu um crescimento de 105% em faturamento e evoluiu, também, na geração de empregos.
Como podemos constatar, o setor de eventos contribui significativamente para a economia local. Além disso, eventos corporativos, shows e festivais impulsionam o turismo de lazer e fortalecem o turismo de negócios, atraindo milhões de visitantes todos os anos e divulgando organicamente o Brasil para outros países.
Diante do cenário positivo vivenciado em 2023, é possível constatar previamente que 2024 será um ano de crescimento e oportunidades para o setor de eventos nacional. A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) prevê que o setor conquiste, até o fim deste ano, um faturamento de R$ 75 bilhões. Este valor está ligado, principalmente, aos segmentos de esportes, música e gastronomia. São Paulo, como principal destino de eventos internacionais no Brasil, tem um papel crucial nesse contexto.
Algumas tendências que permanecerão serão a continuidade dos eventos híbridos e do uso das realidades virtual e aumentada. Além disso, a busca por ambientes e conteúdos cada vez mais inclusivos e sustentáveis continuam sendo foco da atenção de grande parte dos empresários e realizadores de eventos no Brasil.
Fontes de pesquisa: Portal Brasileiro do Turismo, Veja Negócios, Sala da Notícia, União Brasileira de Feiras e Eventos e Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.